Pois é... Uns têm o Mundo Mix, outros têm férias lá fora... eu tenho a vindima. Sim, porque eu também sou jovem! :P Este ano foi assim:
Eu durmo em escuridão total por isso quando acordo não sei como está o tempo lá fora. Acordar de manhãzinha, chegar lá fora e encontrar o tempo assim, dá logo vontade de meter mãos ao trabalho, não dá?
Felizmente o tempo melhorou bastante e ao fim da manhã já se conseguía suar só com o calor! :D
Considerando a hora a que começámos, quantos éramos e o tempo que se perdeu a escolher os bagos bons e a deitar fora os que não prestavam (este ano foram muitos), acho que 30 canecos (aproximadamente) antes do almoço não foi nada mau!
À tarde, e depois de termos apanhado todo o que havia para apanhar, começou a segunda fase. Primeiro, esmagar as uvas. (Felizmente este ano lembraram-se de pedir emprestado um esmagador eléctrico!)
Como não é preciso muita gente para esmagar as uvas, aproveita-se e lava-se logo os cestos. Neste caso, canecos. Sim, porque é óbvio que quem disse "Até ao lavar dos cestos é vindima." nunca fez nenhuma. Se deixam os canecos secar, depois é muito mais difícil lavá-los!
Depois de passarem pelo esmagador, os cachos passam para a prensa de modo a aproveitar todo o bendito sumo da uva. (Se não o fizéssemos o desperdício era colossal.) O sumo vai depois directamente para o barril. Como podem ver, a prensa NÃO É eléctrica e tem de se dar muito ao braço até estar tudo muito bem compactado.
O trabalho continua pela noite dentro mas já não é tão intenso. Tomar um banho, ver o sol a pôr-se, sentir o cheiro do jantar na mesa e saber que o dia está quase feito é um alívio que não vos passa pela cabeça!
E muito, mas mesmo muito resumidamente, foi assim. Sábado foi para descansar um pouco e no Domingo... bem, no Domingo decidi dar um passeio. Meti-me no carro e percorri monte e vales até avistar... Dornes.
A vista a meio de uma torre bem no meio da povoação era assim...
Ah como é belo o Portugal profundo! :D
E foi assim este fim-de-semana. Espero que tenham gostado da reportagem improvisada. Para o ano lá estarei a vindimar outra vez.