Eu durmo em escuridão total por isso quando acordo não sei como está o tempo lá fora. Acordar de manhãzinha, chegar lá fora e encontrar o tempo assim, dá logo vontade de meter mãos ao trabalho, não dá?
Felizmente o tempo melhorou bastante e ao fim da manhã já se conseguía suar só com o calor! :D
Considerando a hora a que começámos, quantos éramos e o tempo que se perdeu a escolher os bagos bons e a deitar fora os que não prestavam (este ano foram muitos), acho que 30 canecos (aproximadamente) antes do almoço não foi nada mau!
À tarde, e depois de termos apanhado todo o que havia para apanhar, começou a segunda fase. Primeiro, esmagar as uvas. (Felizmente este ano lembraram-se de pedir emprestado um esmagador eléctrico!)
Como não é preciso muita gente para esmagar as uvas, aproveita-se e lava-se logo os cestos. Neste caso, canecos. Sim, porque é óbvio que quem disse "Até ao lavar dos cestos é vindima." nunca fez nenhuma. Se deixam os canecos secar, depois é muito mais difícil lavá-los!
Depois de passarem pelo esmagador, os cachos passam para a prensa de modo a aproveitar todo o bendito sumo da uva. (Se não o fizéssemos o desperdício era colossal.) O sumo vai depois directamente para o barril. Como podem ver, a prensa NÃO É eléctrica e tem de se dar muito ao braço até estar tudo muito bem compactado.
O trabalho continua pela noite dentro mas já não é tão intenso. Tomar um banho, ver o sol a pôr-se, sentir o cheiro do jantar na mesa e saber que o dia está quase feito é um alívio que não vos passa pela cabeça!
E muito, mas mesmo muito resumidamente, foi assim. Sábado foi para descansar um pouco e no Domingo... bem, no Domingo decidi dar um passeio. Meti-me no carro e percorri monte e vales até avistar... Dornes.
A vista a meio de uma torre bem no meio da povoação era assim...
9 comentários:
Há tanto lugar, lugarinho e lugarejo bonito por esse Portugal fora...pena que nem toda a gente valorize.
Gostei das fotos, mas também gostei da referência ao Mundo Mix e tal...lol
Excelente reportagem! A sério!... A única vez que fui para as vindimas, não fui (parece uma incoerência, mas não é e, se fosse, nao tinha problemas com isso)... Deu para conhecer a azáfama e viver aquele ambiente, mas lá não havia uma paisagem tão linda como a que viste e fotografaste!
Primeiros...
Não respondo a provocações =P
Sigundos...
Adorei a tua reportagem fotográfica e fiquei encantada com as 3 últimas fotos, well done =)***
Last but not least a pergunta que realmente interessa...
E a vinhaça? Provastezia? Muahahahahahahah
Awww, gostei tanto deste post...
*palmas*
Kooka... Pois é! Já dizia o outro... "Pelos caminhos de Portugal, eu vi tanta coisa linda, vi um mundo sem igual!...". :D Ainda bem que gostaste da fotos. Quanto à referência ao Mundo Mix... Isto não é à borla, menina! Vou informar-me melhor sobre os preços praticados no mundo da publicidade e depois falamos! ;)
Lélé... Muito obrigado! Mas como foi isso? Deste uma de turista e ficaste só a ver, foi? :D Para a próxima tens de sujar as mãos! Quanto à paisagem, bem... aquelas duas últimas fotos são em Dornes e já não estão relacionadas com a vindima. Mas continuas a ter razão por aposto que lá também fazem a vindima! :P
Atlantys... Ahahahahahah! :D
Primeiros...
Tem calma que eu ainda não me fui embora! :P
Sigundos...
Estás portanto a dizer que as restantes 6 fotos não prestam... Muito obrigadinho, ó tu! [Estou brincar!!! O facto de teres gostado das fotos e da reportagem deixa-me muito contente! Muito e muito obrigado! :)***]
Last but not least... -_-! Oh my Goddess!... Vê-se mesmo que és 'menina da cidade' (ou isso ou uma grande vêveda)! :P Aquela zurrapa ainda não está boa para se beber!!! :D
Arya... Yay! Acho que é a primeira vez que batem palmas a um post meu! Muito obrigado! Se vires por aí uma coisa viscosa agarrada às paredes, foi o meu ego que explodiu! ^^ :)***
Ora bem-zes...eu sou uma moça muito pobrezinha e tal e isso e assim, perisso se não se importa eu pago-lhe em géneros. Pertantes, pode passar lá no sítio e explorar o catálogo. Quem sabe se um belo par de brincos ou um broche-vulgo-pregadeira não dão para pagar as contas da publicidade, hum?
Kooka... E esses brincos e
broche-vulgo-pregadeira são feitos de ouro, é? Com diamantes incrustados? :D Duvido muito já que és muito pobrezinha. (coff, coff)
Como já deves ter reparado, brincos e pregadeiras não são bem o meu género... (Ai doida!) :D Mas fazemos assim: Eu vou pensar em coisas que um gajo pudesse usar e, se for algo que consigas fazer, depois fazes-me uma personalizada. Pode ser? ;)
(E podes parar com os sexual innuendos porque para meteres as mãozinhas no corpinho aqui do je vai ser preciso muito mais que isso! ;P )
Parar com os sexual quem? Hum? Como? Quando? Onde? Eu cá não innuendei nada =/
Mas olha, sou pobrezinha, mas uso materiais caros, sim? *humpf*
[mas olha que eu bem preciso de ideias para coisas para gajo!]
Kooka... :D Ok, ok! Vou dizer ao meu advogado para suspender o processo de assédio sexual contra ti. ;)
E eu sei que usas materiais caros!... e de qualidade! E tu sabes que eu sei isso. Eu acho que és muito talentosa.
Vou pensar nisso das coisas para gajos, a sério que vou... mas não posso prometer nada até porque não sou muito de acessorizar. :)
Enviar um comentário