quarta-feira, julho 01, 2009

O Guarani.

Feitas todas as despedidas no Domingo, peguei no carro e fui em direcção à base. Começou a chover assim que entrei na autoestrada e não parou até chegar ao destino. Pelo caminho tentei sintonizar a rádio que ouço por default, por assim dizer, mas não havia maneira de a apanhar. Decidi então fazer um zapping radiofónico e parei assim que a ópera que passava na Antena 2 me entrou pelos ouvidos (coisa que costuma irritar quem às vezes anda comigo no carro). Não fui a tempo de ouvir qual era a ópera nem de que se travata mas gostei imediatamente da orquestração, da sonoridade das vozes e dos diálogos inteligivéis. No intervalo entre o I e II actos consegui finalmente descobrir mais coisas. A ópera chamava-se "Il Guarany" (em português "O Guarani"), do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes, que a adaptou de um livro de José de Alencar, livro esse que quanto sei até deu numa telenovela. Procurando mais informações na Internet fiquei também a saber que a história passa-se no Brasil, em 1560, e conta com portugueses, espanhóis e índios. Podem saber mais sobre o enredo aqui. Deixo-vos com um excerto do primeiro acto, um dueto/diálogo muito bonito onde Cecília se debate com um sentimento tão novo quanto arrebatador e Peri com um que o corrói por dentro por não o poder revelar/exprimir. No final ambos agonizam com a certeza da partida de Peri e a possibilidade de nunca mais se verem. Disfrutem:

2 comentários:

Missanguita disse...

O Garany é um café do Porto....

Rice Man disse...

Missanguita... Já fui investigar. ;) O site está muito fixe e o café parece ter um ambiente espectacular. :)