terça-feira, agosto 21, 2007

Stor, stor! Não percebi aquela parte...

A matemática e eu. É uma relação ódio-ódio. Só não me divorcio dela porque tenho medo de fazer mal as contas e ficar a perder no processo. Apesar do terror que me causou ao longo do encarceramento escolar, tenho de admitir que as aulas nunca eram chatas. Não por causa da disciplina em sim mas por causa dos professores (quando os tinha). Ficam aqui 3 exemplos:

- Na preparatória (6º ou 7º ano) tive um professor com a mania que os óculos dele eram indestrutíveis. Passava uma boa parte das aulas a mandá-los contra o tecto deixando-os em seguida cair no chão para provar a sua resistência. Quando ele ia abrir a boca para dizer qualquer coisa dava mesmo vontade de o interromper imediatamente e dizer “Siiiiim, já sabemos que os óculos são indestrutíveis!!!”. Alguém quer adivinhar o que a maioria dos alunos queria fazer aos óculos dele? :P De qualquer modo aquela febre passou-lhe quando numa dessas provas de resistência uma das hastes começo a abanar para um lado que não devia…

- No 10º ano (se não me engano) foi pior. O professor não se penteava e falava incrivelmente baixo. Quer dizer, falava baixo quando estava no seu estado normal. De vez em quando passava-se com os alunos (muitas vezes com razão) e nessas alturas tenho a certeza que o sismógrafo mais próximo dava falso alarme. Mas o mais interessante é que ele não usava cinto… usava um cordel. Como é que se pode concentrar na matéria quando a pessoa que a nos está a ensinar usa um cordel em vez de um cinto?!?! É do tipo:

Professor – 2 mais 2 é igual a 4.

Aluno – Sim mas… Você tem um cordel a segurar-lhe as calças.

É uma questão de credibilidade também.

- 11º ou 12º ano. A professora de matemática gostava muito de cantar. Juntemos a isso duas alunas extremamente graxistas e temos a receita ideal para cicatrizes psicológicas duradouras. Essas alunas descobriram que a professora gostava de cantar e decidiram matar dois coelhos de uma só cajadada. Pediam-lhe para cantar no meio das aulas e no fim diziam que gostaram muito e queriam um encore. Assim não só não faziam nada nas aulas como ainda caíam nas suas boas graças. O pior é que ela só cantava… em Francês. Não cantava mal, diga-se a verdade, mas era um bocado chato passar dias e dias a estudar e depois na altura do teste só nos virem à cabeça músicas da Edite Piaf.

8 comentários:

lélé disse...

Nao posso crer! Parecem cenas dos morangos com açúcar... Essa do cordel é fantástica!... E a da cantoria também não está mal (frére jaques, frére jaques, sei-lá-se-é-assim-que-se-escreve)... Mas os profs de matemática são mesmo todos doidos! Havia um (quando soube da história ele já estava internado), que andava sempre com uma granada na mão... As aulas dele deviam ser cá um stress!!!..

KooKa disse...

Prof de electrotecnia (sim, tive disso!) no 7º ano: tarado sexual, fazia-se descaradamente a todas as alunas, dava aulas (?) bêbado. A meio do ano foi encontrado na sala de aula, por uma empregada, a fazer a barba...com a FACA ELÉCTRICA! No seguimento desse episódio, ameaçou a mesma empregada com uma faca...expulso da escola, pois claro!

Prof de História no 12º ano: ia às meninas e falava-nos sobre isso. Era louco. Alucinado. Falava sozinho na rua, discutia com os seus amigos imaginários em pelo Metropolitano.

Prof de Geografia no 9º ano: era actor, daqueles desempregados e sem muito jeito para o teatro. Também era gay. Entrou numa peça, nesse ano, chamada "Má sorte ter sido puta". Claro que a alcunha dele passou a ser a puta...

Prof de Português no 9º ano: tinha dias...na maior parte do tempo era completamente louca. Certa vez, passou por um colega meu que tinha ao pescoço uma cruz Anti-Cristo...cruzaram-se nas escadas, não gostou que ele a estivesse a usar e deu-lhe um estaladão.
Não aceitava que fossemos vestidos de preto para as aulas e que os alunos mais velhos não fizessem a barba (eu tinha 15 anos, mas tinha colegas com 18/19...). Teve azar. Eramos 27 alunos, combinamos todos e uma bela sexta feira fomos TODOS vestidos de preto..e quem tinha barba recusou-se a cortá-la.

Prof de Matemática do 7º (8º?) ano: tinha a mania que estava no "Preço Certo"...cada vez que chamava alguém a ir ao quadro, dizia sempre alto e bom som "Você é concorrente! VENHA JOGAR!" Ah, e adorava bater com o livro de ponto na secretária. Até ao dia em que o livro se desfez...
Era estagiária, não me parece que a nota do estágio tenha sido das melhores...

Prof de Português no 10º ano: adorava-me no início do ano, lá mais para o fim já não me podia ver. Teve o azar de, no último dia de aulas e depois de me ter mandado para a rua, fazer um comentário muito infeliz sobre mim nas minhas costas. Foi vê-la a fugir de mim pela escola toda, com todos os outros professores a tentarem acalmar-me (e alguns mesmo a agarrarem-me) à entrada da sala de professores, enquanto ela se escapulia para o Conselho Directivo.

Prof de Educação Física no 5º ano: irmão do Zé Pedro dos Xutos =D um gajo MUITO fixe! A maior parte das aulas eram passadas entre a entrega de autógrafos que ele nos trazia e nós a entregarmos-lhe discos e cassetes para ele levar para assinar. Sim, tenho pelo menos um vinil dos Xutos assinado =D

Prof de Design no 9º ano: com a mania que era artista, arquitonto ou whatever. Desde o 1º dia que dizia que eu ia chumbar o ano. Eu e mais uns quantos (passamos todos lol) tinha uma visão do mundo algo estranha. Certa vez, lembrou-se de nos dar aulas de cinema, não ele exactamente, mas com profs da António Arroio. Fizemos um filme. Só que o que o prof não sabia era que o filme era sobre um grupo de alunos que se revoltavam contra um certo prof...claro que quando acabou de ver o filme não gostou =D

E tanto mais que se poderia dizer...lol acho que isto vai dar post ;)

Atlantys disse...

Pahhhh vocês andaram tods em escolas muito estranhas =/

LLLOOOLLL

Rice Man disse...

Lélé... Morang... Voltas a comparar a minha vida escolar com essa... essa... coisa, e vamos ter chatices! ;) Olha, se eu tivesse esse prof., garanto-te que ficava na carteira mais próxima da porta! :D

Kooka... Em primeiro lugar tenho a dizer-te... U = R x I. :D

Em segundo... o_o O_O O_O !!!O_O!!! *Rice Man curva-se perante Kooka como sinal de respeito por alguém que sofreu tais torturas durante a sua vida académica* m(_ _)m Tens aí mais histórias para a troca? :P

Atlantys... Olha a cota!... Vê-se mesmo que no teu tempo o pessoal marchava como na tropa. :P

lélé disse...

Rice Man, as minhas mais sinceras desculpas, mas foi uma coisa que me passou pela TV há muitos anos!... Já eras nascido?!!!...

Vera Isabel disse...

já me exprimi suficientemente sobre essa disciplina ao desculpar-me aos meus pais p'las negativas ao longo dos anos.
já não consigo falar sobre isso, já não consigo!

*the horror, the pain*

Vera Isabel disse...

p.s. -- kooka! meu deusssss!

=D

Rice Man disse...

Lélé... Sim, infelizmente já era nascido. Também já era nascido no tempo do 'Sitio do Pica-pau Amarelo' mas mais disso não se lembram eles de fazer...

Arya... :D Pois. A matemática é tramada para algumas pessoas. Como diria Guterres... "É fazer as contas.". :P