sexta-feira, abril 03, 2009

Wabi Sabi.

Tenho quase a certeza que já fiz um post sobre isto mas, como não o encontro, vou fazer outro. Wabi Sabi... Sabem o que é? Pois, e o problema é que é muito difícil de explicar (se é que o entendo realmente)! Naquele link para a Wikipédia explicam muito bem (leiam pelo menos até ao fim do primeiro parágrafo da parte 'Description'). A forma mais comum de explicar o conceito é algo do género "Ver a beleza nas coisas imperfeitas, passageiras ou incompletas.". Havia um episódio da série "King of the Hill" que explicava isso muito bem e de uma maneira muito simples mas infelizmente não o encontro no Youtube.

Aqui se calhar está mais bem explicado. Se não quiserem ler tudo leiam pelo menos isto:

"Pared down to its barest essence, wabi-sabi is the Japanese art of finding beauty in imperfection and profundity in nature, of accepting the natural cycle of growth, decay, and death. It's simple, slow, and uncluttered-and it reveres authenticity above all. Wabi-sabi is flea markets, not warehouse stores; aged wood, not Pergo; rice paper, not glass. It celebrates cracks and crevices and all the other marks that time, weather, and loving use leave behind. It reminds us that we are all but transient beings on this planet-that our bodies as well as the material world around us are in the process of returning to the dust from which we came. Through wabi-sabi, we learn to embrace liver spots, rust, and frayed edges, and the march of time they represent." - Tadao Ando

Sei que não expliquei nada mas espero que os links vou tenham ajudado.


Bom fim-de-semana, pessoal!!! :)





15 comentários:

lélé disse...

É mesmo complicado! Ainda por cima, em inglês, torna-se quase chinês!...
Eles, ali para aqueles lados, são muito dados às pequenas coisas, ao núcleo, ao essencial, à simplicidade, à crueza (daqui saem as palavras crú e crueldade e isso tem o que se lhe diga!)... Eu ia perguntar se não tinha algo de budismo nisso, mas já vi que sim, está lá escrito na Wickipedia.

Ianita disse...

Sabes... na Batalha existe um Mosteiro. Nesse mosteiro construiram-se umas capelas com a mais bonita cúpula que alguma vez se tinha visto no reino. Mas pouco tempo depois de ter sido colocada, caiu. E quantas vezes foi posta, tantas vezes que caiu. Chamaram-lhes "Capelas Imperfeitas" e eu olho para elas e acho-as perfeitas.

As capelas são como nós. Perfeitas na sua imperfeição. :)

Kisses
(viste o Panda do Kung-Fu?)

izzie disse...

Bago de Arroz (Homem do Arroz toda a gente te chama e já que estamos numa de detalhes, dirijo-me mesmo à ínfima "partícula")... como é que adivinhas o que uma pessoa precisa de ler?
Adoro madrugadas bloguísticas... e estas suas surpresas. É a estes detalhes, que muitos considerariam banais e passariam ao lado, que chamo de vislumbres de perfeição.
O perfeito não tem assim tanta piada. Venham os ciclos e o movimento implicito...

Beijinho

Lita disse...

A verdadeira sabedoria, a meu ver.
Faz todo o sentido. A perfeição,para mim, é olhar para as coisas como elas verdadeiramente são. E amá-las infinitimente assim, por isso mesmo. Vendo-as perfeitas.
Beijinho.

Rice Man disse...

Lélé... Não sei se já conhecias mas deixo-te com uma citação... "God is in the details." - Ludwig Mies van der Rohe

;)

Ianita... Acho que nunca tinha ouvido falar dessas capelas. Mas são um óptimo exemplo, sim! :) Se todas as coisas/pessoas fossem perfeitas não tinham graça nenhuma, são as pequenas diferenças que dão sabor à vida. O problema é que alguém começou a catalogá-las de 'imperfeições' dando-lhes assim uma conotação negativa que nunca deveriam ter.

Agora que penso nisso não sei se alguma vez estive no Mosteiro da Batalha... Se fui já foi há muito tempo e não me lembro. Tenho de lá ir dar um passeio um dia destes! :)

(:DDD Adorei a tua primeira frase! Como se houvesse alguém em Portugal que não tivesse ouvido falar do Mosteiro da Batalha! :D)

Izzie... :D Esse 'novo' nome para mim tem muito que se lhe diga!... Mas conto-te noutra altura. ;) Eu não adivinhei o que precisavas de ler, simplesmente falei de algo que gosto e esperei que quem lesse também gostasse... :P E ainda bem que assim foi! Nesse aspecto foi perfeito! Mas um 'perfeito' bom! ;)

Lita... Sim! :) E acho que viveríamos muito melhor sob essa politica. Para quê stressar em busca da perfeição quando basta parar um momento e tomar consciência que na realidade ela está mesmo à nossa volta?

Rice Man disse...

Ianita... Esqueci-me de dizer que não, não vi o Panda Kung-fu. :(

Ianita disse...

Não queria dizer que não sabias, queria só tentar explicar... desculpa...

Falei delas, neste post: http://superianita.blogspot.com/2009/01/capelas-imperfeitas.html e tem até algumas fotos :)


E se tiveres interessado em ver como é que um panda balofo se encaixa nesta minha interpretação das coisas, espreita aqui: http://superianita.blogspot.com/2008/08/o-ingrediente-secreto.html

Não conhecia esta coisa japonesa, mas penso assim há muito tempo. A imperfeição diz-me muito :)

Desculpa mais uma vez.

Kisses

Rice Man disse...

Ianita... Primeiro, não precisas de pedir desculpa. Não me senti ofendido de maneira nenhuma pelo teu comentário. ;) Aliás, achei muito interessante e engraçado.

Segundo... :D Gostei muito da história e das fotos das Capelas Imperfeitas e da espera pelo teu príncipe (desculpa, eu devia estar ocupado nesse dia :P). E àquelas Capelas podia faltar a cúpula perfeita mas nas fotos está uma face perfeita para compensar! ;)

Terceiro... E sim! Pela história do Panda estou a ver que já conheces e vives esta coisa japonesa há muito tempo (o que admiro muito!)! Aliás, acabei de inventar uma expressão de propósito para ti! Tu és uma verdadeira... wabi sabia (ou wabi sábia)! :D***

Ianita disse...

Homem do arroz: o meu animal preferido é o panda... e adorei esse filme. Tem mais filosofia que a maioria dos filmes nomeados para óscares e pseudo-intelectuais.

Corei... :)

De vez em quando vou lá, tentar o destino... nesse dia levei máquina fotográfica e saiu aquilo. Independentemente de tudo, é um lugar que vale a pena... e tenho pena que continuem a chamar-lhes "capelas imperfeitas". Não vejo ali imperfeição nenhuma. São lindas, fantásticas! Não achas?

Kisses :)

Rice Man disse...

Ianita... Bem, se tu recomendas então tenho de ver! :) E já que gostas tanto de pandas, um dias destes tenho de te mostrar um vídeo no Youtube. ;)

Gostei muito desse "De vez em quando vou lá, tentar o destino..."... É tão bonito! :)
Eu acho-as muito bonitas pelas fotografias mas penso que teriam ainda mais impacto ao vivo. :)

izzie disse...

Uuuuiii... Já que para mim Bago de Arroz pegou de cal... sim porque já ando a "spread the love" por uotros cantos...
Agora vê lá se contas a história.
Sou demasiado curiosa pa ser deixada assim... vou dormir e quero resposta ao acordar... ;)

Beijo,

Ianita disse...

Pode ser que um dia destes... :)

Rice Man disse...

Izzie... :DDD Pois é, já reparei!
Não posso contar isso aqui, pá!... Mas não te preocupes que também não é nada de outro mundo! E tenho a impressão que acabarás por saber mais cedo ou mais tarde. ;)

Ianita... Sim! ;)

izzie disse...

Uuui isto tá bonito, tá!
A mexerem com a minha curiosidade que é de fácil ebulição.... tsk, tsk...
Isto é algum complot?
LOOOL

Rice Man disse...

Izzie... :D Tu deves adorar "Knock, knock jokes"!
Mas a sério... não vale a pena perderes sono com uma coisa destas! :D Foi só uma pequena coincidência, nada mais! ;)