segunda-feira, abril 06, 2009

Motivo questionável.

No outro dia estava a trocar emails com outra pessoa (duh! Havia de ser comigo, não?) e, já não me lembro bem como, a conversa foi parar ao tema "Ser responsável". Acabei por dizer mais ou menos isto...

Eu considero-me uma pessoa responsável... mas acho que é porque tenho medo de ser acusado por alguma coisa ter corrido mal. Odeio confrontações e evito-as sempre que posso. Ou seja, no fundo a minha responsabilidade deriva do facto de eu ser... um medricas. E, sejamos francos, essa não é de todo a melhor razão para se ser responsável, pois não? Se é que se pode chamar 'responsável' a isto!





8 comentários:

Ianita disse...

Ser responsável. Agir com responsabilidade...

Implica arcar com as consequências dos nossos actos. Implica reconhecermos a liberdade dos outros e a nossa. Implica dar o braço a torcer, mesmo quando não se quer.

Ainda há pouco falavas nas semelhanças entre nós, hoje encontrei uma diferença grande. Eu adoro discussões. Não gosto de gritos, muito menos de insultos. Mas adoro discussões. Dá-me pica. Adoro sair vencedora de uma discussão, quando o adversário é bom :) entendes? Gosto que argumentem comigo, que discutam o meu ponto de vista, mas, no fim, gosto de sair vencedora! :)

Sejam quais forem os motivos, a verdade é que és responsável. Não será isso o que de facto importa?

M disse...

'E, sejamos francos, essa não é de todo a melhor razão para se ser responsável, pois não?'
E é preciso justificar???...

izzie disse...

Bem, realmente (agora já nem sei que te chame, se "bago" está corrumpido... :s)...
Concordo com a tua visão da situação porque acabo por ser mais ou menos igual. Não que deteste confrontações. Mas gosto mais da sensação de calma de saberes que não estás a errar (e o ar e reputação de "boa pessoa" que isso te dá, claro!)
Mas... depois o meu lado de semelhança ali com a Sr.ª D. Ianita... ressaltou... eu cá tb adoro "vencer" uma discussão, expor os meus argumentos... mostrar o que estou a pensar... :)

O q interessa é q tens fundo de responsabilidade em ti... se não te tentares justificar... ninguém sabe... e a tua reputação e notoriedade sobem ;)

Beijo,

Lita disse...

Percebo o que queres dizer, se bem que a palavra responsabilidade foi assumindo para mim uma "tonalidade" diferente nos ultimos anos.
Gosto de ser responsável. Para mim é tomar conta de mim mesma. Assumir as minhas escolhas. Assumir o meu poder para com a minha própria vida. Não "inventar" culpados.
Nesta maneira de ver, responsabilidade fica muito mais colorido. :)
Beijinhos.

Rice Man disse...

Ianita... Eu disse que não gostava de confrontações... no mau sentido! :) Não gosto que venham ter comigo e me confrontem com algo errado que tenha feito e por isso tento ser o mais responsável possível. Quanto a discussões... Ó minha amiga! Estou disponível para discutir consigo quando quiser! :D Mas eu não me importo de que tu saias vencedora... Não me custa nada dar razão a outra pessoa se ela realmente a tiver. É por isso que acredito que nunca saio perdedor de uma discussão saudável, porque se estiver errado acabo por aprender algo. :)

Sayuri... Bem, vendo as coisas dessa maneira!... :D Apenas gostava de ter motivos mais 'nobres', por assim dizer... :P

Izzie... Podes chamar-me 'Bago de Arroz' à vontade! :D Eu gosto, a sério! ;)

É isso!!! Eu gosto de estar calmo e à vontade quando me vierem pedir explicações! É como aquela história... Se eu disser sempre a verdade nunca tenho de me preocupar em ser apanhado numa mentira! :)
Acho que me expliquei mal (para variar!) com isto das confrontações... Lê a minha resposta ao comentário da Ianita que eu já reformulei a coisa. ;P

Lita... O que disseste faz todo o sentido, claro! Para seremos responsáveis para com os outros, temos primeiro de sê-lo com connosco. :)

Ianita disse...

Sabes... eu sou uma pessoa de personalidade vincada e forte. Sou uma carneira. Dá-me gozo quando marram comigo, não gosto das coisas fáceis... :) daí as discussões e os murros :) mas isso não quer dizer que diga que o amarelo é verde. E não quer dizer que não sei dar o braço a torcer. Sei. E concordo plenamente com isso que dizes, quando as discussões são feitas com inteligência, toda a gente sai a ganhar :)

(A tua palavras é "wings", que engraçado...)

izzie disse...

Bem... já que a reacção não foi de pânico... eu volto à denominação "Bago"... se bem que um dia quererei saber a história de tal ;)
Lá está... quando te vi a escrever daquela maneira... bem me pareceu que a tua "motivação" para esse tipo de responsabilidade era como a minha... takes one to know one, right? ;)


[A minha palavra de verificação é parva... feark?... Será uma indirecta?]

Rice Man disse...

Ianita... Tu és Carneira e eu sou Capricórnio, também dou umas marrdas em part-time. ;)
E não sei o que raio se passa com este blog mas muita gente me gaba as palavras de verificação!

Izzie... Eu já não te respondo se não me chamares 'Bago'! :D (Estou a brincar!)
Damn right! ;)

As palavras de verificação deste blog gostam de pregar partidas às pessoas! ;)