segunda-feira, março 24, 2008

A minha Páscoa.

Gostei tanto da minha Páscoa este ano que vou contar-vos (e mostrar-vos) como foi:..

Sexta-feira de manhã decidi ir passear. “O que é que há de jeito para se ver aqui por perto?” perguntei eu. “Vai lá em cima aquela capela que te disse da outra vez.” responderam-me. Peguei no carro e lá fui eu. Primeira paragem: Capela de São Macário ou de Santa Madalena (também ainda ninguém me consegui explicar de quem é afinal)


Esta é apenas uma de várias capelas que existem espalhadas pelos montes da região. A vista lá de cima é assim:


Depois podem imaginar isto mas em 360º. :) (É pena ter ardido tudo no ano passado e no antes desse.) Aquele é o rio Zêzere, caso estejam a perguntar. Depois fui almoçar a casa e a verdade é que à tarde o tempo mudou e o vento frio que se fez sentir já não me convenceu a sair de casa. Fica aqui mais um pôr-do-sol que, sendo de longe um dos mais fraquinhos que se podem ver da minha casa, ainda é bem bonito:


No Sábado choveu quase o dia todo. Comi chocolates até mais não e perdi a oportunidade de fotografar um arco-íris espectacular porque não tinha a máquina fotográfica comigo.

No Domingo também fui passear mas desta vez só depois do almoço. Desta vez a sugestão foi a Nossa Senhora da Confiança. Mais uma vez pego no carro e na máquina fotográfica e lá vou eu. O caminho até ao alto está ladeado por azulejos que retratam toda a história bíblica própria desta altura:


Estes eram os que estavam mais perto e que consegui apanhar na mesma foto. Há 15 ao todo e estão bem espaçados sendo que tem de se fazer uma grande caminhada a subir para os ver todos. Lá em cima encontramos a capela (isto é em Pedrogão Pequeno):


Atrás da capela está este miradouro:


Se isto não parece o monte das oliveiras, não sei o que é que parece! :) De qualquer maneira isto é o que podem ver dali:


Mais uma vez é o rio Zêzere que domina a região. Gostei particularmente de ter apanhado da sombra das nuvens sobre a paisagem. Aquela é a Barragem do Cabril.

E por hoje é tudo. Ainda passeei e vi mais coisas interessantes (e bonitas) a seguir a isto mas acho que por hoje chega de fotos. O resto fica para outra altura. ;)


8 comentários:

lélé disse...

Sensibiliza-me deveras quando escreves "minha casa" e mostras essas paisagens...

Vera Isabel disse...

Such pretty pics, m'sweet.

Só eu que num tenho terrinha. Casa/trabalho/férias é maizoumenos tudo na mesma zona.

Atlantys disse...

As fotos estão excelentes, o sítio deve ser muito bonito mesmo.
Tens que te habituar a andar sempre com a máquina atrás para não lamentares as oportunidades perdidas como essa do arco-iris ;-)
Adorei a última fotoa, é a minha preferida =))

Uma notinha para a Ayra... Eu também pertenço ao "movimento dos sem terra" lol
Eu, os meus pais e os meus avós nascemos todos no Barreiro. Para mim ir passar o Natal ou a Páscoa à terra significa ir almoçar ou jantar a casa dos meus pais =P

Rice Man disse...

Lélé... Bem, eu devia ser mais explícito... A casa não é propriamente minha... É dos meus pais. :P Eu digo 'minha' por hábito. E a única foto tirada a partir da casa foi aquela do pôr-do-sol. As outras são de sítios da região mas ainda se tem de andar uns bons quilómetros de carro para lá chegar. De qualquer maneira é uma região (Beira Baixa) com muito para se ver, isso é verdade. E eu ainda não vi nem 1/10! :)

Arya... Ahhhh mas Setúbal também é uma terra muito bonita! :) Muita gente foge para a terra mas tu tens o privilégio de VIVER na terra. O único senão de estares aí constantemente é que se calhar não a valorizas tanto como devias! ;)

Atlantys... Podes crer que é! E ainda parece mais bonito quando só se vai lá de vez em quando. :) Isso e andar com a máquina atrás é mais fácil de dizer do que fazer e tu sabe-lo tão bem quanto eu! :D Ainda bem que gostaste daquela última foto porque o sol não estava nada bom para se tirar fotografias mas eu insisti e aquela ainda foi das que ficaram mais-ou-menos. :)

Olha, que eu me lembre nunca fui ao Barreiro mas pelas tuas fotos parece-me que não tens razões de queixa! ;)

lélé disse...

Rice Man, eu percebi que era a casa dos teus pais... Mas sensibilizou-me, porque, há muito tempo, "a minha casa" foi nessas paisagens... (curiosamente, agora, que a casa é mesmo minha, já não a considero "a minha casa")

Rice Man disse...

Lélé... Nestas paisagens? Nestas mesmo ou numas parecidas?

Costuma-se dizer que 'casa' é onde está o coração... E se o coração passou mal nesse lugar é natural que de algum modo já não a considere 'casa'. Mas não desanimes! É sempre possível viver novos momentos e fazer remodelações sentimentais para o coração se voltar a sentir bem outra vez. ;)

lélé disse...

Nasci e passei os primeiros 5 anos da minha vida "nessas" paisagens. Depois passei a "vagabundear" por sítios lindos e também vim parar a um sítio lindo, mas o sentimento de "casa" perdeu-se e não voltei a encontrá-lo.

Rice Man disse...

Lélé... Eu não nasci lá mas já passei lá muito, muito tempo. Aliás, quase todas as minhas férias enquanto andava na escola foram passadas lá. E houve alturas em que ia lá quase todos os fins-de-semana.
Deixa lá... Ainda pode ser que algum sítio de adopte. Às vezes acontece! ;)