segunda-feira, abril 21, 2008

Eh pá, deslarga-me!

O verbo ‘deslargar’ não existe mas é muito comum ouvir pessoas a gritarem ‘Deslarga-me!’ quando querem que a as larguem. O povo português é rico em deslizes gramaticais mas estou convencido que este caso em particular é muito mais que isso. Passo a explicar:

- A preposição ‘des’ indica uma negação. Um exemplo disso é a palavra ‘descontrolado’. Algo descontrolado é algo que NÃO está controlado.

- ‘Largar’ é a mesma coisa que ‘deixar de agarrar’, ou seja, é a negação do acto de agarrar depois deste ter sido efectuado.

Nunca fui bom a matemática mas ainda me lembro que ‘menos’ com ‘menos’ dá ‘mais’ ou negativo com negativo dá positivo. Tendo em conta que a palavra ‘Deslarga-me’ sofre uma dupla negativa, podemos concluir que na realidade ela é equivalente à sua palavra mãe, ou seja, ‘Largar’. Assim sendo, ‘Deslarga-me!’ é uma expressão desnecessária mas correcta.

Esta teoria parva foi-vos trazida por Rice Man.



P.S. - Há uma tira nova no OVERDOSE.



5 comentários:

lélé disse...

Traduzido em matemática, isso daria não.não.agarrar.
Mas, se menos por menos dá mais, isso não devia dar "sim.agarrar"?

(sempre tive sérias dificuldades com a matemática!)

Atlantys disse...

Nem consigo dizer nada aqui, acabei de chegar "lá do outro lado" e tou sem palavras L-I-T-E-R-A-L-M-E-N-T-E!!!

=)***

Rice Man disse...

Lélé... Estás certa, claro. :) Simplesmente eu assumo que 'não agarrar' é outro modo de dizer a coisa porque a palavra base, por assim dizer, continua a ser 'largar'.
Seria o mesmo que alguém dizer "Não, não me agarres.".
Mas eu também nunca fui bom a matemática por isso não te fies muito no que eu digo. :P

Atlantys... Então tens de começar a fazer a volta ao contrário. :D E fazes bem em não dizer nada aqui porque a parvoíce é tanta que se calhar é melhor nem comentar. :)

Vera Isabel disse...

Sexy dirty grammatical talk. Oh yea.

Rice Man disse...

Arya... It's like soft porn for nerds. ;)